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Dia dos Pais: 7 dicas para otimizar a operação do e-commerce

 

Por Redação E-Commerce News

 

As vendas do varejo online brasileiro no Dia dos Pais do ano passado movimentaram aproximadamente R$ 1,94 bilhão, 10% a mais em relação ao ano anterior, o número de pedidos foi de 5,1% e o ticket ficou em torno de R$ 340, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).  A previsão para 2018 é que esse número aumente em 8% em relação ao ano anterior, movimentando R$ 2,2 bilhões, com um ticket médio de R$ 329. As principais categorias de produtos a serem buscados na data são Informática, Celulares, Eletrônicos, Material Esportivo, Moda e Acessórios.

A data inicia o calendário de eventos considerados importantes para o varejo no segundo semestre do ano e costuma movimentar o faturamento do setor. Mesmo que em ritmo menor do que observado no ano passado, há grandes expectativas para os varejistas que desejam alavancar suas vendas, uma vez que o movimento de compra aumenta gradativamente. Para aproveitar o período da melhor forma, listamos 7 dicas para que o os comerciantes possam tirar o máximo proveito da data no ambiente online:

Invista em uma plataforma de venda segura e personalizada

De acordo com o Elias Junior, diretor de parcerias da Xtech Commerce, plataforma de e-commerce para pequenas e médias empresas, é preciso investir em uma plataforma de vendas personalizada e organizada para atender as necessidades específicas dos clientes. Facilite a compra e garanta que o cliente encontrará os produtos facilmente. Além disso, é necessário que ela tenha estabilidade para segurar a alta demanda sem que haja problemas de travamento na navegação e sobrecargas.

Gerencie toda a operação da sua loja virtual

Gerenciar todas seus produtos por meio de uma única plataforma simplifica a gestão de seu negócio. Um bom ERP possibilita a emissão de notas fiscais, controle de estoque, conferência automática do fluxo de caixa, cadastro de usuários, fornecedores e vendedores. Já existem algumas soluções de integração, como é o caso do Bling, que também tem parceria com os Correios para a emissão de etiqueta de rastreio toda vez que seu produto for vendido. “No Bling, todo o processo é realizado em poucos cliques, incluindo geração do pedido e envio de boleto para o cliente final em poucos minutos”, explica Antônio Nodari, diretor do Bling.

Atenção com a segurança nos pagamentos

Com o aumento significativo no volume das vendas neste período, os criminosos costumam tirar proveito desta oportunidade intensificando o volume de tentativas de compras com cartões de crédito clonados, que eventualmente se tornarão chargebacks (solicitação de estorno). Segundo Tom Canabarro, co-fundador da Konduto, é preciso ter cuidado especial com pedidos de valor elevado ou de produtos com alto potencial de revenda, como aparelhos eletrônicos e passagens aéreas. Outro ponto de atenção está em pedidos que tenham frete expresso. O lojista precisa contar com uma solução antifraude de alto nível tecnológico, capaz de olhar não apenas os dados cadastrais e de pagamento de uma compra, mas que também analise todo o comportamento do cliente durante a jornada de compra em um site ou app mobile para evitar prejuízos.

Aposte em soluções que facilitem o pagamento

 

Como o movimento do varejo cresce consideravelmente em datas comemorativas, é normal que as companhias do setor enfrentem problemas com suas demandas financeiras. Soluções Full Banking, como a da iugu, por exemplo, tem se consolidado no mercado como alternativas para diminuir a barreira na implementação de pagamento digital, oferecendo serviços personalizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. Serviços financeiros 360º que contemplam todas as etapas de uma venda, desde o processamento de pagamentos e antecipação de recebíveis, até a conciliação financeira, diminuem o custo da operação e são mais eficientes.

Leve a reputação da loja em consideração

Uma das estratégias de marketing são os reviews postados nas lojas virtuais. De acordo com a Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox, primeira certificadora de reviews no Brasil, é preciso apostar na sinceridade para vender mais, evitando que sejam publicados comentários de pessoas que não tenham adquirido o produto, garantindo a transferência entre as marcas e clientes, mesmo que sejam comentários negativos.

Invista na presença online!

Anúncios e reviews online são o segundo canal que mais influencia a decisão de compra, seguido das redes sociais (Facebook, twitter,etc). Segundo dados do Google Surveys, ferramenta de pesquisas da empresa, 36% dos usuários de internet compraram o presente pela internet em 2017. Além disso, 30% utilizaram sites de busca para encontrar o mimo ideal para a data. Pensando nisso, Gustavo Hana, CEO da GhFly, agência especializada em gestão de campanhas criativas e inovadoras com foco em resultado aliando na mídia online com um formato de consultoria, os lojistas precisam criar estratégias focadas no ambiente online sempre que possível. “É claro que o digital continua trazendo resultados mais rápidos que outros meios como o offline, justamente pela facilidade de mensuração e ajustes, mas a competição no meio está maior e é necessário pensamento e estratégias de longo prazo para que o resultado seja crescente e consistente”, explica.

Adote formatos diferenciados de anúncios

Outra estratégia que pode ser adotada em datas sazonais é a utilização de anúncios digitais em formatos diferenciados para atrair e engajar os consumidores. Segundo Victor Canô, CEO da Cazamba, empresa de tecnologia em mídia, é referência em inovação no engajamento de marcas com seus consumidores por meio dessa tecnologia, para que as marcas ganhem destaque e relevância no mercado é preciso que criem estratégias que vão impactar os consumidores nos canais em que eles estão conectados, isso fará toda a diferença na hora de melhorar o engajamento com o consumidor final e na conversão de uma venda;

Cupons de desconto para compras online

Cuponeria, plataforma com versão web e mobile para Android e iOS que reúne cupons de descontos de diversos estabelecimentos comerciais do Brasil, irá disponibilizar cupons com até 60% para compras online. Ao todo serão mais de 40 ofertas para todo o Brasil, que contemplam grandes estabelecimentos, como: Centauro, Crocs, Netshoes, C&A, Americanas.com, entre outros. Para saber mais sobre os descontos, basta acessar este link ou o aplicativo da Cuponeria disponível em Android ou iOS.

 

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